“Que belo horizonte!”

Em 1º de julho de 1980, Karol Józef Wojtyła, o Papa João Paulo II, fazia a primeira visita de um pontífice à capital mineira. E, lá do alto do bairro Mangabeiras, um dos mais nobres de Belo Horizonte, proclamava: “Que belo horizonte!”, fazendo um trocadilho entre o nome da cidade e a vista panorâmica que era possível se ter dali. O Líder Supremo da Igreja Católica não estava errado, BH reserva lindos horizontes dos mais variados pontos da cidade.

Em uma breve viagem à capital mineira, você será acolhido por um povo digamos, um pouco desconfiado, mas que é caloroso em suas recepções. Além disso, Belo Horizonte reserva os mais diversos pratos culinários para aqueles que não negam uma boa gastronomia. As noites, sempre aquecidas por boas músicas, tornam-se mais agradáveis ao lado de amigos em um bom bar.

Mas, afinal,  o que posso fazer em BH?

Para início de um bom passeio, indicamos começar o seu roteiro pela Praça do Papa, aquele lugar mesmo de onde o Papa João Paulo II proclamou a frase citada acima. De lá, será possível ter uma linda visão da cidade. Pertinho dali, fica o Mirante das Mangabeiras. Vá ao por do sol, é lindo!

Praça do Papa

Descendo a Serra do Curral, o clima começa a ficar um pouco mais quente e o fluxo de veículos e pessoas se faz mais intenso. Aproveite para conhecer o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o maior conjunto integrado de cultura do Brasil, atualmente. Você encontrará o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Espaço do Conhecimento UFMG, Casa Fiat de Cultura e o Palácio da Liberdade, tudo isso em uma única quadra.

img_0586
Memorial Minas Gerais Vale

Após esse “banho cultural”, tenho certeza que baterá aquela fome. Não há problemas! Descendo a Bias Fortes, uma das Avenidas que cortam a Praça da Liberdade, você terá acesso ao Mercado Central, onde os diversos odores e sabores de Minas se encontram.

Mercado Central de Belo Horizonte

Já dizia minha avó: “barriga cheia, pé na areia”. Desloque-se até o Centro de BH, mais especificamente na Avenida Afonso Pena e desfrute de obras de artes que estão, rotineiramente, expostas no Palácio das Artes. Ao lado, está a portaria do Parque Municipal, uma linda mata cercada pela selva de pedras. Ah!, se você estiver nessas proximidades no domingo, não deixe de passear pela Feira de Arte e Artesanato de BH, mais conhecida como Feira Hippie.

Um pouco mais distante do Centro de Belo Horizonte está a Pampulha, região que abriga o mais novo Patrimônio Cultural da Humanidade: o Complexo Arquitetônico da Pampulha. Entre os pontos turísticos a se visitar sugerimos: o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a feira de Artesanato do Mineirinho (toda quinta e domingo), o Museu do Futebol do Mineirão, Igreja São Francisco de Assis, Parque Guanabara e a Casa Kubitscheck.

 

_dsc2494
Museu de Arte da Pampulha

 

 

img_0422
Igrejinha da Pampulha

 

O dia foi longo, mas “a noite é uma criança” e pode se tornar mais agradável em um bar do Bairro Santa Tereza, região boêmia de BH.

img_0553
Praça Duque de Caxias- Santa Tereza



Booking.com

Sobre o autor

Daniel Alves

Funcionário Público do Estado de Minas Gerais, estudante de Direito e amante de Minas Gerais. Ao contrário da maioria das pessoas que encaram as viagens como um simples momento de lazer, para a minha pessoa viajar é um estilo de vida. Nada melhor como uma viagem após a outra para realocar tudo o que se encontra fora de seu devido lugar.