Passeio na cidade histórica de Ouro Preto

Que tal fazer uma viagem no tempo em uma das principais cidades históricas de Minas Gerais? Ouro Preto abriga uma carga cultural imensa, além de paisagens de tirar o fôlego de qualquer turista. Localizada a 107 km de distância de Belo Horizonte, a cidade possui antigos casarões, museus, igrejas barrocas e de eventos culturais, como a Mostra de Cinema e o Famoso Festival de Inverno.

_dsc2103
Ouro Preto

Como somos de BH, optamos por ir de carro, gastamos cerca de uma hora para chegar na cidade histórica. Apesar do fluxo de veículos ser baixo, as curvas são bem sinuosas e demandam atenção. Portanto, dirija com calma e aproveite para apreciar a paisagem, que é deslumbrante.

Ouro Preto tem vários pontos turísticos interessantes, sugerimos que a visita se estenda por dois dias, para que se possa apreciar com mais tranquilidade as belas igrejas e os acervos dos museus.

Logo que se chega, os visitantes se deparam com a Praça Tiradentes e em frente ao monumento dedicado a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, encontra-se o Museu da Inconfidência que, atualmente, ocupa a antiga Casa da Câmera e Cadeia de Vila Rica. O museu retrata momentos da Inconfidência e cultura mineira no período do ciclo do ouro e diamantes. O acervo também abriga obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. A visita proporciona uma viagem pelo Século XVIII e agrega conhecimento acerca de algumas curiosidades que a maioria dos mineiros desconhecem. O funcionamento é de terça a domingo, das 10 às 18 horas e os ingressos custam R$6 com direito a meia entrada.

_dsc1523
Museu da Inconfidência

Dê um pulinho até a Casa dos Contos. Construída em 1782, o museu é composto de uma exposição permanente que conta a história do pagamento do quinto, visto que o dono da casa, era o responsável por recolher os tributos para a Coroa Portuguesa. Além disso, o espaço possui um belo acervo de moedas e notas de variadas épocas do Brasil. O porão da Casa dos Contos contém diversos artigos e utensílios que relatam a triste vida que os escravos levavam dentro da senzala. A entrada é gratuita.

Vista da casa dos contos
Vista da casa dos contos

Ouro Preto possui inúmeras igrejas, contudo nossa favorita é a de Nossa Senhora do Carmo, pois há relatos de que Aleijadinho possa ter contribuído na última modificação do templo. Com estilo Rococó, a igreja, logo na entrada, exibe uma deslumbrante fachada. Em seu interior é possível apreciar obras de arte que remetem à riqueza do Século do Ouro.

_dsc1461
Lateral da Igreja Nossa Senhora do Carmo

Se você quer uma foto que mostre a Praça Tiradentes e o Pico do Itacolomi, suba até o Museu de Ciência e Técnica da UFOP. Aproveite para conhecer o acervo do espaço que conta com exposições de mineralogia, física, astronomia, geologia, história natural, eletrotécnica, siderurgia, mineração e topografia. O local funciona de terça a domingo, das 12 às 17 horas e os ingressos custam R$ 10, com direito a meia-entrada.

_csc1560
Vista do Museu de Ciência da UFOP

Ouro Preto guarda relatos de uma das épocas mais consagradas do Brasil e, ainda, expõe traços de uma vila colonial. Se você é um amante de passeios culturais, essa cidade não pode ficar de fora do seu roteiro quando passar por Minas Gerais.



Booking.com

Sobre o autor

Raquel Alice

Amante incondicional de viagens, fotografias e novos destinos.