Como se comportar na entrevista para o visto americano




Ansiedade, frio na barriga e medo. Todos esses sentimentos me assombraram antes da temida entrevista para conseguir o tão sonhado visto americano. Mas, estamos aqui para te ajudar a passar por esta etapa tranquilamente e garantir a sua viagem para os Estados Unidos.

Listamos algumas dicas de como se comportar durante a entrevista, o que fará uma grande diferença no momento em que o cônsul  decide ou não “liberar” a sua entrada no país.

O que vestir?

Durante a nossa entrevista, percebemos que o cônsul observou o modo como estávamos vestidos e reparamos que a maioria das pessoas vestiam uma roupa social. Portanto, para causar uma boa impressão, aconselhamos que não usem roupas decotadas, bermudas, shorts, vestidos curtos, chinelos,  roupas espalhafatosas e curtas. Opte por uma roupa mais casual e discreta, como se você fosse a uma entrevista de emprego.

Ainda está em dúvida de qual roupa usar? vamos dar um exemplo. Eu, Raquel, fui com uma calça jeans, sapatilha fechada e uma blusa branca com mangas longas, sem decote. Já o Daniel, preferiu vestir uma blusa polo com mangas curtas, calça jeans e sapato social preto. Ah, e não se esqueça de ter um belo sorriso no rosto. Seja simpático (a).

Como devo me comportar durante a entrevista?

1- Mantenha a calma e pense positivo, tudo vai dar certo! O nervosismo pode te atrapalhar na hora de responder as perguntas e pode transmitir insegurança naquilo que está sendo dito;

2- Jamais minta! Responda as perguntas exatamente como preencheu no formulário DS-160;

3- Mostre os documentos apenas se for solicitado. Jamais ofereça para o cônsul documentos que ele não solicitou;

4- Responda exatamente o que o cônsul perguntou, não conte histórias ou prolongue as respostas;

5- Seja muito educado! Dê bom dia ou boa tarde, com um sorriso no rosto e não perca a calma em momento algum, mesmo no caso de negativa do visto;

6- Não faça piadas, mesmo se o cônsul conduzir a entrevista de forma descontraída;

7- Responda com segurança;

8- Não faça discursos ou elogios desnecessários relacionados aos Estados Unidos;

9- Vá para entrevista ciente dos locais que deseja visitar na terra do Tio Sam. Pode ser que o cônsul pergunte quais os pontos turísticos você quer conhecer;

10- Olhe em seus olhos, não desvie o seu olhar. Isso pode passar a impressão de que você está mentindo.

Dicas Gerais

1- Chegue pelo menos com 45 minutos de antecedência;

2Não leve o seu celular, uma vez que não será permitida a entrada com o aparelho;

3- O cônsul não informa o motivo do visto ser negado. Portanto, não questione ou brigue. Se isso acontecer com você, lembre-se que passará por outra entrevista, não deixe uma má impressão;

4- Leve todos os documentos que comprovem que você possui vínculos com o Brasil, como: carteira de trabalho, comprovante de matrícula da faculdade/curso, se tiver um carro ou casa em seu nome não se esqueça de levar um comprovante, imposto de renda,  extrato bancário dos últimos 3 meses e outros documentos que você considera que possam te ajudar na hora da entrevista. Veja a lista completa aqui;

5- Membros da família podem fazer a entrevista juntos. Escolha somente uma pessoa do seu grupo para responder as perguntas.

Lembrando que depois do visto ser concedido, o seu passaporte ficará no Consulado por alguns dias e depois será enviado para o endereço que você colocou no formulário de agendamento ou você pode pegar o passaporte no CASV na sua cidade. Depois de receber o visto é só arrumar as malas. Enjoy your trip!!!

Saiba as perguntas comuns na entrevista do visto americano!

Quer se hospedar bem pagando pouco?! Sempre recomendamos o Booking. Site super confiável e com ótimos preços. Cote clicando no banner abaixo.

 



Booking.com

Os passeios ficarão mais fáceis e agradáveis se você alugar um veículo. Recomendamos a Rentcars. Para cotar, basta clicar no banner abaixo.

Sobre o autor

Raquel Alice

Amante incondicional de viagens, fotografias e novos destinos.