Cachoeiras perto de Belo Horizonte: Cruzado, Carranca e Cascalho

Os passeios ficarão mais fáceis e agradáveis se você alugar um veículo. Recomendamos a Rentcars. Cote clicando no banner abaixo.

Hoje, vamos falar de uma coisa que muitos gostam: cachoeiras. Em uma de nossas andanças, de uma só vez, descobrimos três bem pertinho de Belo Horizonte denominadas de Cachoeira do Cruzado, Cachoeira Carranca e Cachoeira do Cascalho.

Trilha

 

Cachoeira do Cruzado

 

Localizadas a apenas 83 Km de Belo Horizonte, cerca de 1h30min,  em uma propriedade particular no Distrito de Acuruí (Itabirito), as cachoeiras possuem fácil acesso e podem ser o passeio ideal para o seu final de semana.




1- COMO CHEGAR

O jeito mais fácil que encontramos foi colocar no Google Maps “Cachoeira do Cruzado”. A rota será traçada até a porta da propriedade onde, em um certo ponto, você deparará com um funcionário do estabelecimento que te direcionará até a recepção. No Waze, você não encontrará a propriedade. Caso opte, coloque o seguinte endereço: Rodovia do Capanema, Serra da Catana, s/nº, Distrito de Acuruí.

*Ps.: Há um pequeno trecho de estrada de terra com cerca de 1 Km. Contudo, o piso está razoavelmente bom.

Placa sinalizando a entrada das cachoeiras

 

2- PAGA-SE PARA ENTRAR?

Atualmente, a propriedade particular cobra o valor de R$ 15/pessoa para acesso às cachoeiras.

 

3- ESTRUTURA DA PROPRIEDADE PARTICULAR

Na recepção, há um restaurante, estacionamento e alguns banheiros (masculino e feminino). Não fizemos uso do restaurante e, por isso, não podemos falar sobre a alimentação.

 

4- É PERMITIDO LEVAR ALIMENTOS PARA AS CACHOEIRAS?

Quando chegamos, questionamos uma das pessoas responsáveis e ela disse que não haveria problemas de levarmos o nosso cooler e os alimentos que portávamos.

 

5- NÍVEL DA TRILHA

O nível da trilha é fácil e até a cachoeira mais distante (Cachoeira do Cruzado), gasta-se cerca de 15 minutos de ida mais 15 minutos de volta.

Nível de trilha fácil

 

bem sinalizado

 

Nível de trilha fácil

 

6- AS CACHOEIRAS SÃO BOAS PARA O NADO

Apesar de profundas, tanto a Cachoeira do Cruzado, da Carranca e do Cascalho formam uma espécie de piscina que se torna ideal e convidativa para o nado.

 

Cachoeira do Cruzado

 

 

Na nossa visão, por estarem bem próximas de Belo Horizonte, o passeio até as três cachoeiras mencionadas acima vale muito a pena, haja vista que o deslocamento não é longo e que o local possui uma boa estrutura para receber os visitantes.

 

Cachoeira do Cruzado

 

Cachoeira do Cruzado

 

Cachoeira da Carranca



Booking.com

 

Sobre o autor

Raquel Alice

Amante incondicional de viagens, fotografias e novos destinos.