De Belo Horizonte/MG a Foz do Iguaçu/PR (de carro), Cataratas e Marco das 3 fronteiras

Já pensou em fazer aquela sonhada roadtrip pelo Sul do Brasil? No início do mês de junho de 2021, após muito planejamento, tivemos a oportunidade de concretizarmos esse sonho e, agora, em uma sequência de matérias, compartilharemos nossas experiências com vocês.

Dia 1

Partimos de Belo Horizonte/MG rumo a Foz do Iguaçu/PR, no dia 03 de junho de 2021, às 04 horas da manhã, a fim de evitarmos um pouco do trânsito da grande BH.

Como esse trecho era muito longo, cerca de  1600 Km, ou 20 horas de viagem, o nosso objetivo era fazer pelo menos metade do trajeto e assim fomos com muita tranquilidade.

O Google Maps traçou três alternativas de rota e, como já conhecíamos o trecho da BR-381, que liga Belo Horizonte/MG a São Paulo/SP, foi a nossa opção de parte da estrada por ter um bom asfalto e pedágios baratos (R$ 2,30/por praça).

Próximo à Atibaia/SP, o GPS nos direcionou para outras Rodovias como a D. Pedro I e a Bandeirantes com pedágios que variavam entre R$ 7,00 e R$ 14,00, porém com uma pista de fazer inveja a qualquer país de primeiro mundo. Para quem gosta de dirigir, é uma experiência muito prazerosa.

Graças à escolha desse percurso, conseguimos chegar até Londrina/PR, o que equivalia a 1107 Km, bem melhor que o planejado.

Booking.com

Como não sabíamos ao certo até onde conseguiríamos ir, resolvemos não reservar um hotel para esse primeiro trecho, a fim de que a viagem não ficasse “amarrada”. Então, quando chegamos próximo à cidade citada acima, após analisar as avaliações do Booking, escolhemos o Villalba Hotel Londrina.

Dia 2

Depois de um bom café da manhã, partimos bem cedo de Londrina/PR rumo à Foz do Iguaçu/PR. Nossa ideia era chegar na parte da tarde na última cidade citada para que, no dia posterior, fizéssemos o nosso primeiro passeio bem tranquilos e descansados.

Não haveria tanto esforço como no trecho entre Belo Horizonte/MG e Londrina/PR, afinal precisávamos completar menos de 600 km nesse dia.

No decorrer do percurso até Foz do Iguaçu/PR vimos que fizemos a escolha mais correta. O caminho entre Londrina/PR e Foz do Iguaçu/PR não é duplicado, apesar de a estrada ser excelente, e, por isso, a viagem não rendeu tanto.

Ainda, passa-se por estradas mais desertas, em meio a vastas plantações, o que deixa o trajeto um tanto quanto monótono.

Ah!, não posso deixar de falar que os pedágios entre essas duas cidades paranaenses são bem salgados por variarem entre R$ 15,00 e R$ 18,00 por praça.

Tudo ocorreu como planejamos e chegamos ao nosso hotel, em Foz do Iguaçu/PR, por volta das 16h30min.

Dia 3

Nesse dia, a nossa primeira atração em Foz do Iguaçu/PR foram as Cataratas do Iguaçu; esse é o segundo destino mais visitado do Brasil. Anualmente, o Parque Nacional do Iguaçu recebe cerca de 2 milhões de pessoas de inúmeros países que vêm até aqui para conhecerem essa beleza natural da humanidade.

Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu, no lado brasileiro, estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, cujo endereço é BR 469, Km 18, Foz do Iguaçu/PR.

Algumas informações importantes sobre a visita às Cataratas do Iguaçu:

• Para um veículo de 4 rodas, o estacionamento custa R$ 31,00. Você deixa seu carro na entrada do Parque e vai até as Cataratas com o auxílio de um transporte do Parque Nacional do Iguaçu (que possui intervalos de 20 minutos);
    • Os ingressos, para brasileiros, têm os seguintes valores:
  1. Adultos (a partir de 12 anos): R$ 34,00 (ingresso) + R$ 14,00 (transporte) + R$ 2,00 (Fundo Iguaçu) = R$ 50,00;
  2. Crianças (de 2 a 11 anos) e Idosos (a partir de 60 anos) pagam apenas a taxa de transporte.
    • O transporte te deixa no início da trilha para as Cataratas do Iguaçu. Essa trilha é bem tranquila e dá visão para diversos mirantes. Porém, para as pessoas que possuem alguma dificuldade de se locomover, a última parada do ônibus possibilita chegar a um elevador que leva até o mirante principal (Garganta do Diabo);
    • Em todos os mirantes você terá a oportunidade de apreciar o maior conjunto de quedas d’água do mundo;
    • Caso vá em época de cheia/chuvas leve uma capa de chuva e proteção para o celular, pois você pode se molhar.

Cataratas do Iguaçu

Para o almoço, escolhemos o Restaurante Porto Canoas, que possui uma vista inigualável para as Cataratas do Iguaçu. O buffet tem ótima qualidade e grande variedade.

Atualmente, paga-se R$ 82,00/pessoa para ter acesso livre ao buffet.

Restaurante Porto Canoas

Em continuidade ao nosso passeio, partimos para o Marco das Três Fronteiras, um dos lugares mais charmosos de Foz do Iguaçu/PR. De lá, você tem visão para o lado Argentino e Paraguaio e para o encontro dos Rios Iguaçu e Paraná.

Marco das Três Fronteiras

Como o dia era de céu azul, tivemos, ainda, a oportunidade de apreciar um lindo por do sol.

O nosso happy hour ficou por conta do Restaurante Cabeza de Vaca, que possui opções culinárias dos três países fronteiriços (Argentina, Brasil e Paraguai).

Restaurante Cabeza de Vaca

A noite foi finalizada com um show que visa demonstrar um pouco da cultura dos três países supracitados e celebrar a união entre os povos. É lindo e imperdível.

Sobre o autor

Raquel Alice

Amante incondicional de viagens, fotografias e novos destinos.