Como planejar uma viagem para a Europa em 9 passos?




Viajar para a Europa é um sonho cultivado por vários brasileiros e uma das principais vantagens em partir para o Velho Continente está na possibilidade de se conhecer inúmeros países em um único passeio.

Mas essa, como toda e qualquer viagem, exige um prévio planejamento e é sobre um pouco disso que falaremos neste blogpost. Exporemos alguns caminhos que podem facilitar a concretização da tão sonhada Eurotrip.

1- Selecione os países a serem visitados

Esse é o primeiro passo a ser seguido, afinal são mais de 50 países no Continente Europeu.

2- Escolha uma cidade como “base”

Obviamente, para iniciar uma Eurotrip, você precisa chegar à Europa; dessa forma, desembarcará em uma das inúmeras cidades do Velho Continente.

Sugerimos que você desembarque em uma cidade que possibilite uma locomoção fácil e barata para os variados países. Por exemplo, se você estiver em Paris (França), será possível se locomover por meio ferroviário, rodoviário ou aéreo pagando-se um bom preço.

 

Paris
Paris

 

3- O preço da passagem aérea conta muito

A escolha da cidade “base” deve passar por uma avaliação dos preços das passagens aéreas. Por exemplo, muito provavelmente, uma passagem do Brasil para Reykjavik (Islândia) sairá mais cara que uma passagem para Paris (França) ou Lisboa (Portugal) devido à regularidade de voos e à própria procura pelos destinos.

Dessa forma, a escolha mais inteligente, é comprar um bilhete para um destino mais em conta e, de lá, partir para os outros países. Normalmente, os voos entre os países Europeus saem por valores absurdamente baratos; só para vocês terem uma noção, entre Berlim (Alemanha) e Budapeste (Hungria) pagamos cerca de R$100,00 para voarmos de um país para o outro.

Mas, destaca-se que essa passagem é mais barata quando você viaja apenas com uma mochila. Se quiser levar uma mala de mão que seja, a chance de o valor dessa bagagem sair mais caro que a passagem é bem grande.

 

Voo com a EasyJet
Voo com a EasyJet

 

4- Você precisará de um roteiro

Não adianta pensar que “na hora sai”. Se você não fizer um roteiro detalhado com todos os pontos e horários de visita, você não conseguirá extrair da Eurotrip tudo o que ela pode oferecer.

5- Abra uma conta internacional

Literalmente, é a praticidade na palma de sua mão! Aquele negócio de você andar com “dinheiro vivo”, doleira e toda preocupação com aquele monte de notas está cada vez mais em desuso. Durante toda a nossa viagem, utilizamos a conta multimoedas da Wise, antiga Transferwise, e pagamos tudo no débito e em Euro.

Claro que é bom você ter um pequeno valor em espécie para pagamentos em lugares que não aceitam cartão.

6- Hospedagem

Nós sempre optamos por realizar reservas no Booking, um site que apresenta propriedades em todo o mundo e para todos os gostos e bolsos. Além disso, é super confiável e tem uma equipe preparada para auxiliar na resolução de qualquer problema que surgir durante a viagem.

 

Hospedagem em Berlim
Hospedagem em Berlim



Booking.com

7- Aluguel de carro

A depender do seu destino, o carro será essencial como, por exemplo, uma passagem pela Região da Toscana, na Itália. Para esse caso, recomendamos o aluguel através da Rentcars, uma empresa renomada na qual você consegue alugar veículos no Mundo inteiro.

8- Não se preocupe tanto com a língua

Só de línguas oficiais, a Europa conta com 24; dessa forma, é impossível você querer ser fluente na língua de cada país pelo qual for passar. Em todos eles, se você fala um pouco de inglês, já conseguirá resolver 99% de suas demandas.

Não fala nadinha de inglês também? Use o tradutor do seu celular e tudo ficará bem.

 

Estação de Metrô em Berlim
Estação de Metrô em Berlim

 

É claro que, para tentar “quebrar um pouco do gelo” da comunicação, é bom que você tente gravar algumas palavras essenciais como “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, “obrigado”, “com licença”, entre outras dos países pelos quais for passar.

9- O chip internacional pode te salvar de vários perrengues

Com a internet você conseguirá acessar serviços como o Google Maps, que te possibilitará traçar rotas entre um Ponto A e o Ponto B e pesquisar linhas de transporte público. Além disso, poderá estabelecer a comunicação entre você e seus familiares que estão na viagem contigo ou aqui no Brasil.

 

Google Maps,
Google Maps

 

Agora, é só colocar em prática esses passos e boa viagem!

Sobre o autor

Raquel Alice

Amante incondicional de viagens, fotografias e novos destinos.