3 funções do Google Maps que todo viajante precisa conhecer

Atualmente, o aparelho celular se tornou uma das ferramentas mais importantes na vida do ser humano. Com ele você consegue capturar os melhores momentos de sua vida por meio das modernas câmeras, enviar mensagens para alguém que está do outro lado do mundo, pedir sua comida favorita, estudar sobre determinado assunto e até fazer ligações.

Entre os inúmeros aplicativos no mercado, um dos que mais se destaca entre os viajantes é o Google Maps. Com ele, é quase impossível você ficar perdido, o que é essencial em uma viagem na qual, na maioria das vezes, você está em um lugar novo, no qual não tem noção das direções e, muitas das vezes, não tem a quem perguntar.

Por isso, por meio deste blogpost, falaremos sobre três funções do Google Maps que todo viajante precisa conhecer.



Booking.com

1- NAVEGAÇÃO

Essa é a funcionalidade primária do Google Maps e que, basicamente, resume-se em te levar do Ponto A ao Ponto B.

Em suma, você abre o aplicativo, seleciona o seu local de partida e o seu destino. O Google Maps, de forma automática, fará todos os cálculos da melhor rota, com base na distância e o tempo a ser percorrido. Por lá, ainda, você encontrará as principais linhas de transporte público que cobrem a sua rota.

Durante as nossas andanças, já passamos por alguns países e, depois de muito usar essa ferramenta do Google, podemos dizer que ela é a que mais livra o viajante de perrengues.

Navegação do Google Maps

 

2- SALVAR LOCAIS QUE DESEJA VISITAR

Apesar de não ser muito conhecida, essa funcionalidade do Google Maps é aquele “pulo do gato” para o viajante que quer ter uma visualização gráfica dos pontos que ele deseja visitar.

E como funciona? É bem simples:

– Faça login no Google Maps;

– Digite o nome do ponto que deseja visitar;

– Depois, clique em salvar (você poderá marcar como ‘favoritos’, ‘quero visitar’, ‘planos de viagem’ ou até mesmo criar uma lista);

– À medida que você marca os pontos, você passa a ter uma melhor noção geográfica sobre os pontos que visitará.

Abaixo, deixamos como exemplo os pontos que marcamos em Berlim, na nossa última viagem:

Pontos turísticos que visitamos em Berlim

 

Perceba que, só por essa imagem, você consegue chegar à conclusão de que os pontos turísticos ficam um pouco mais afastados entre si o que, consequentemente, leva você a concluir que o transporte público será essencial para a visitação.

Outra coisa bem legal é que, após fazer as marcações dos pontos, com base no mapa, produzir o roteiro de viagem fica bem mais fácil.

3- O QUE HÁ AO REDOR?

Na maioria das vezes, em uma viagem, você está em um território no qual não domina geograficamente. Quer saber o que tem para fazer ao redor? O Google Maps pode ser uma “mão na roda”.

Funciona assim: suponha que você esteja na Torre Eiffel, em Paris, e quer encontrar o que há ao redor como restaurantes, hotéis, atrações, farmácias, caixas eletrônicos e outros. Após ativar os filtros, o Google Maps faz um destaque no mapa e facilita demais a visualização.

“O que há ao redor”, do Google Maps

 

Utilizamos muito para encontrar restaurantes por perto quando batia aquela fome repentina.

Uma coisa muito importante a se destacar é que o Google Maps pode ser utilizado de forma online e off-line. Contudo, caso opte por utilizá-lo sem internet, é necessário um download prévio do mapa de cada cidade a ser visitada o que pode ser um pouco trabalhoso e demandará memória de seu aparelho celular.




Sobre o autor

Raquel Alice

Amante incondicional de viagens, fotografias e novos destinos.